PROJETOS


Acesse as Proposituras e veja os Projetos que Ortiz vai lutar para trazer para Itu durante os 4 anos do mandato:

Proposituras na Câmara

Acesse aqui as proposituras do Vereador Eduardo Ortiz na Câmara

BIBLIOPRAÇA

Essa é uma nova ideia para a nossa cidade importada de outros municípios, onde deu muito certo! O incentivo à leitura é algo fundamental! A "Bibliopraça" será muito bacana e útil para a população ituana! O projeto consiste na criação de "casinhas" que abrigarão livros e poderão ser instaladas em várias praças da cidade. Leu o livro? Devolveu para outra pessoa também poder ler! Como diz a frase: "A leitura engrandece a alma!".

RECICLA MACHINE

Um dos projetos que mais me entusiasmei para trazer para Itu foi esse do "Retorna Machine"! Fui até São Paulo para saber mais sobre essa máquina que transforma material reciclável em desconto na passagem do ônibus, desconto na conta de luz, desconto de livrarias ou doação a uma entidade beneficente. É o munícipe que escolhe! É a verdadeira tecnologia a serviço da população! Algo realmente de primeiro mundo! Uma ideia incrível! Poder juntar a preservação do meio ambiente com benefícios reais no dia-a-dia da população é, simplesmente, sensacional! Na época que estudei esse projeto, pude obter várias informações sobre a empresa que gerencia esse sistema em São Paulo e pude conhecer de perto a máquina que faz esse "milagre" da troca de recicláveis por benefícios! Quem sabe um dia poderemos trazer essa incrível ideia para nossa cidade, né!

BUEIRO INTELIGENTE

O Bueiro Inteligente é uma ideia trazida de São Paulo que pode ajudar muito a cidade de Itu, sobretudo nos locais onde ainda temos alagamentos. Bueiro entupido é a causa dos alagamentos, devendo este ser limpo periodicamente. E esse novo sistema é sobre um bueiro que traz em um cesto plástico com um sensor que avisa quando o bueiro está cheio, enviando uma mensagem à central que envia a equipe para limpeza do bueiro. Tecnologias como esta estão ajudando a população a resolver problemas antigos! Que tal trazer essa ideia para Itu, hein?

MÉTODO 5S NA UPA

Uma das principais reclamações da população no que tange à saúde, é a demora no atendimento. Existe um método chamado 5S, que é um instrumento do sistema "Lean", que agiliza procedimentos em vários setores no mundo. Esse método está sendo levado às unidades de saúde pública aqui no Brasil. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio Libanês e já está dando excelentes resultados em várias Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Agilidade no atendimento de pacientes, maior segurança dos procedimentos e gestão humanizada é o que propõe o processo de gestão pelo sistema Lean. A metodologia tem por objetivo reduzir desperdícios, melhorar os processos de trabalho e atingir maior resolutividade na assistência dos pacientes, tudo em prol da satisfação dos usuários. Esse projeto reduz em 45% o tempo do paciente nas emergências, ou seja, quase metade do tempo na espera por atendimento. Bacana, né? É esse projeto que vou lutar para ser implantado aqui em nossa cidade!

SESSÕES NA TV

Quase MEIO MILHÃO DE REAIS! Esse é o valor que a Câmara de Vereadores gastou com despesas relativas à implantação da TV Câmara Digital. Esse projeto prevê a transmissão das Sessões da Câmara de Vereadores de Itu pelo sinal UHF Digital, ou seja, para a população poder assistir as Sessões pela TV. Ocorre que, mesmo gastando esse montante, essa TV NUNCA SAIU DO PAPEL! Agora, você sabia que com praticamente CUSTO ZERO, dá para transmitir a mesma Sessão de Câmara pela TV? Pois, é! Existe um canal na TV a cabo (Net/Claro) que, por Lei, é obrigado a passar as Sessões de Câmara das cidades onde tenham as trasmissões. E, claro, DE GRAÇA! Em meu 1º mandato de vereador (2013-2016), pesquisei a fundo essa possibilidade e verifiquei que esse projeto de transmissão é perfeitamente viável em nossa cidade! Não precisa gastar uma "fortuna" para transmitir as sessões! Lembrando que fui eu que criei as transmissões das Sessões pela primeira vez aqui na cidade, através da internet. O projeto foi tão bom que até hoje as Sessões são transmitidas pela rede mundial de computadores!

GABINETE NO PIRA

Uma vez por mês, Ortiz vai mudar seu gabinete para a região do Pirapitingui para atender melhor as pessoas que moram nessa região da cidade. O projeto é semelhante ao "Gabinete na Praça" que Ortiz fazia em seu primeiro mandato (2013-2016), que consistia no atendimento à população em uma tenda montada na principal praça da cidade, a "Praça da Matriz". É o vereador indo ao encontro do povo!

MAIS ECOPONTOS EM ITU

Nos últimos anos, muito pouco, ou melhor, quase nenhum ecoponto foi inaugurado em Itu. Esses locais são fundamentais para a população descartar seus entulhos, móveis usados, eletrodomésticos velhos, entre outros. É preciso ampliar as unidades de ecopontos na cidade, sobretudo nos bairros com maior incidência de descarte irregular. Vamos lutar por mais essa melhoria, que, com certeza, é uma nova ideia muito bacana e útil para a cidade!

ENSINO FUNDAMENTAL I NO SÃO LUIZ

Quando estava como vereador, fiz uma pesquisa junto à Prefeitura, acerca de um local para abrigar o Ensino Fundamental 1 (1ª a 4ª série) no Bairro São Luiz. Acabei descobrindo que ao lado da Escola Rogério Lázaro há uma área de cerca de 2 mil metros quadrados que foi passada para o Estado há muito tempo atrás, com a condição de se construir uma escola nessa área, sob pena do terreno voltar para a Prefeitura. Ocorre que a construção nunca ocorreu. Portanto, a área, hoje, é da Prefeitura. E nessa área dá tranquilamente para fazer um novo prédio para abrigar o o Ensino Fundamental 1 no bairro. Hoje, as crianças menores têm que se deslocar até bairros vizinhos para estudarem. Estudei por 8 anos na Escola Rogério Lázaro e sei muito bem quão importante é estudar todo o Ensino Fundamental na mesma escola, no mesmo bairro que se mora! Esse é um projeto muito importante e, com certeza, vou lutar muito por ele!